Quais os perigos que existem nos produtos industrializados?
O alimento industrializado pode ser pratico, mais é preciso lembrar que eles estão cheio de compostos químicos como:
Corantes: A função dos corantes é "colorir" os alimentos, fazendo com que os produtos industrializados tenham uma aparência mais parecida com os produtos naturais e mais agradável. Uma gelatina de morango, por exemplo, que fosse transparente não faria sucesso. Um refrigerante sabor laranja sem corantes ficaria com a aparência de água pura com gás, o que faria que parecesse mais artificial, dificultando sua aceitação.
Aromatizantes: Os aromatizantes tem por função dar gosto e cheiro aos alimentos industrializados, realçando o sabor e o aroma. Os aromatizantes também fazem com que os alimentos industrializados se pareçam mais com os produtos naturais.
Conservantes: Sua meta é evitar a ação dos microorganismos que agem na deterioração dos alimentos, fazendo com que durem mais tempo sem estragar.
Antioxidantes: Assim como os conservantes, os antioxidantes procuram manter os alimentos em boas condições de consumo por mais tempo. Eles tem sua principal aplicação em óleos e gorduras, impedindo ou retardando sua deterioração.
Estabilizantes: São utilizados para manter a aparência dos produtos, tendo como principal função estabilizar as proteínas dos alimentos.
Ao abrirmos mão da qualidade nutritiva do alimento. os alimento Semi-prontos, por exemplo costumam ser ricos em gorduras saturadas que elevam níveis de colesterol ruim e as que excesso e causa pressão arterial.
Ao informar que um salgadinho artificial de milho tem sabor e cheiro de presunto ou de churrasco faz com que ele seja mais aceitável, já que o consumidor vai reconhecer naquele produto um sabor que ele já conhece, de algum outro produto não industrializado que ele já comeu, causando a falsa impressão de que o produto não é tão artificial assim.
Turma: Quinta - Manhã
Data: 21/07/16
Nenhum comentário:
Postar um comentário